este não é um site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ULtimos Dias,

domingo, 18 de setembro de 2011

Superando o Medo Com Fé


A Igreja Mormon

Um Website sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Superando o Medo Com Fé

setembro 3, 2011 by
Filed under: Fé e Desafios
A fé é um dos conceitos mais difíceis do cristianismo. Porque não pode ser cientificamente medida, ou armazenada em uma garrafa para ser puxada para fora, conforme necesitada, muitas pessoas ou não acreditam nela ou não sabem como acessá-la. O Mormonismo, um apelido comumente aplicado às crenças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é construído sobre uma base sólida de fé. Os Mórmons são ensinados desde a infância a desenvolverem a fé e, em seguida, usá-la para adquirir um testemunho do evangelho para ajudá-los atravesar tempos de desafios sem medo.
Muitos anos atrás, encontrei-me diante de uma grande mudança em minha vida. Durante três anos, a vida tinha sido incomunmente pacífica e eu estava com medo de voltar para trás em um mundo de mudanças. Eu lutei duro contra essa mudança e tive que recorrer a oração por ajuda. Fui semanalmente durante essa luta ao templo Mórmon, onde permaneci um tempo longe do mundo para orar em um ambiente silencioso, cheio do Espírito Santo. Enquanto orava, o pensamento veio várias vezes à minha mente: “Se você estiver preparado, você não precisa ter medo.”
Reconheci esta porção de inspiração como vindo de um livro Mórmon de escrituras chamado de Doutrina e Convênios, uma coleção de revelações modernas dadas aos líderes da igreja. Foi dada a Joseph Smith e entregue em uma conferência na qual foi dito ao povo para ir para Ohio. Eu aceitei o conforto e me preparei para as mudanças que estavam chegando. Então, completamente preparado, eu sentei e esperei o medo desaparecer.
Isso não aconteceu.
Eu continuava a ter medo e lutava contra as mudanças que vinham. Eu não entendia por que eu continuava a temer quando eu tinha feito de acordo com as instruções. Finalmente, eu decidi orar novamente e desta vez a resposta veio rápida e claramente, tão claramente como se alguém estivesse falando comigo. A resposta foi esta: Eu disse que você não precisava ter medo, eu não disse que você não poderia escolher ter medo.
Deus acredita em livre arbitrio. Ele nos dá o direito de escolher e podemos escolher se queremos abordar a vida com medo ou com fé. O medo é uma escolha e era o que eu tinha escolhido. Fui trabalhar no fortalecimento da minha fé e senti minha vida muito melhor. Com o tempo, eu entendi o propósito das mudanças e percebi que mesmo que eu não as quisesse, eu tinha gostado dos resultados delas. Deus sabia muito melhor do que eu o que eu precisava.
É dito algumas vezes que a fé é o oposto do medo. Quando estamos com medo, não estamos colocando completamente a situação nas mãos de Deus e confiando Nele. O que eu tento manter em mente quando eu estou tentando superar o medo com a fé, é lembrar que Deus vê a imagem inteira, enquanto eu só vejo um pequeno pedaço dela. Ele está olhando para a vida de uma perspectiva eterna, e eu não estou.
Isso não significa que se tivermos fé nunca teremos qualquer problema. A história do mundo não é só sobre nós, isto envolve todos os que vivem na Terra em qualquer momento. Tudo o que acontece afeta muitas vidas diferentes, todos com diferentes necessidades e planos, e Deus deve coordenar todas aquelas vidas. Além disso, as pessoas têm escolhas. É uma parte crítica do plano de Deus para nós; a nós é dado o direito de tomar decisões. Essas decisões afetam nossas vidas e elas também afetam outros que não tenham controle sobre nossas decisões. Podemos escolher nossas ações, mas não podemos escolher as conseqüências, nem podemos escolher quem mais será afetado por nossas decisões. Às vezes, nossas provações são causadas por nossas próprias decisões e, por vezes, as decisões dos outros e; além disso, algumas coisas simplesmente acontecem e não é culpa de ninguém, como no caso de mau tempo ou doença. Às vezes, Deus envia provações para nos ajudar a aprender alguma coisa importante. Isso pode ajudar a lembrar que até mesmo Jesus experimentou níveis extraordinários de sofrimento, apesar de viver uma vida perfeita. Desafios são simplesmente uma parte da vida de cada um.
Ter desafios não significa que Deus nos abandonou. Ele está sempre no comando. Enquanto Ele não pode sempre intervir para nos proteger de nossas próprias escolhas ou até mesmo das escolhas dos outros, Ele tem um plano mestre para todos nós, e para cada um de nós individualmente. Os eventos que ocorrem podem não ser aqueles que Ele escolheria se Ele nos microgerenciasse, mas Ele não permitirá que isso desvie Seu plano global para nós. Isto significa que Deus ainda está no comando, e mesmo quando a tragédia ou julgamento ocorre, ainda estamos dentro do plano mestre e nós estaremos bem no esquema eterno das coisas.
Nem sempre podemos controlar o que acontece conosco, mas podemos escolher nossas reações a eles. É devido a este poder de escolha que duas pessoas enfrentam os mesmos desafios e saem com resultados diferentes. Uma pessoa que experimenta preconceito ou pobreza vai passar a vida com raiva e usando isso como desculpa. Outra vai usá-lo para se tornar mais forte e superar os desafios que a vida lhe deu ou passar por eles com uma atitude alegre. Uma pessoa com uma doença vai se tornar exigente e desanimada e outra, talvez depois de um tempo natural de dores, vai continuar a elevar e fortalecer os outros através de seu exemplo e coragem. Uma pessoa perde o emprego e perde horas preciosas culpando seu chefe, a economia, o governo ou qualquer outra pessoa que vem à mente, outra usa o tempo para começar seu próprio negócio ou melhorar suas habilidades.
Ter fé em Jesus Cristo pode ajudar-nos a afastar o medo. Quanto mais nós confiamos a Deus e a Jesus Cristo, cuidar de nós e nos ajudar a passar por provações, menos amedrontados seremos ao passar por essas experiências. Precisamos nos preparar para possíveis desafios fisicamente, mentalmente e espiritualmente. A melhor época para construir um relacionamento amoroso com Deus e aprender a confiar nEle é antes dos desafios, e não durante os mesmos. Desta forma, passamos por desafios sabendo como Deus interage em nossas vidas. Temos uma tradição de obediência que nos permite receber Seus maiores dons e sabemos como reconhecer Sua mão em nossas vidas. Aprendemos a obter respostas às nossas perguntas e sentir o conforto que Ele envia.
Como fazemos isso? Primeiro, precisamos definir uma meta de buscar a verdade completa e aceitá-la, mesmo que a encontremos aonde nós não esperamos. Podemos fazer isso por acreditar na promessa feita em Tiago 1:5, onde temos a promessa de que, se precisamos de sabedoria, podemos recebê-la de Deus. Então precisamos agir com base nessa sabedoria. Devemos reservar tempo a cada dia para ler as escrituras não apenas lendo corridamente através dela para atender a uma meta, mas lê-las devagar e pensativos. Se você nunca leu a Bíblia toda, este é um bom momento para fazê-lo. O Livro de Mórmon testifica da veracidade da Bíblia e ajuda a fortalecer nosso testemunho de que Jesus realmente viveu e que Ele veio à terra para todos, não apenas àqueles que viveram em sua pequena localização geográfica. A leitura deste livro trará a compreensão adicional da missão do Salvador, uma vez que, na verdade discute isso com mais frequência do que diz a Bíblia.
Precisamos reservar tempo para a oração, não apenas a repetição ritual das palavras, mas a discussão significativa com Deus seguida de calma e paciência enquanto esperamos por respostas. Se levantarmos e irmos de voltar à vida cotidiana, podemos perder a inspiração suave que se segue. Em uma conversa com outra pessoa, quando você faz uma pergunta, você esperar pela resposta antes de sair da conversação. Oração requer a mesma cortesia. Aja como se você espere que Deus responda à sua pergunta, isso é fé.
Quando pedimos a ajuda de Deus, precisamos fazer a nossa parte do esforço e também precisamos agir de forma que nós confiamos que Ele chegue com a ajuda. Por exemplo, eu sou um escritor. Eu estou tentando aprender a escrever ficção e às vezes eu fico perdido. Eu chego a uma seção do meu romance e eu sei que eu não tenho a habilidade de continuar. Eu sempre recorro a Deus por ajuda com essas seções, mas então eu dou continuidade indo para minha estante e ler como fazer o que eu preciso fazer. Confio em Deus para me ajudar a encontrar o livro certo, e talvez até mesmo a me encorajar a comprar o livro certo antes que eu saiba que eu precise dele. E então eu sento no meu computador e começo a digitar, mesmo que ainda eu não saiba o que eu tenha que digitar. Se eu não estou no meu computador, eu não posso escrever o livro e Deus não pode guiar minha cabeça e as mãos para digitar as palavras certas. Sentado no meu computador é um ato de fé que Deus vai chegar com a ajuda.
Acho que é muito útil tentar descobrir o que Deus está tentando me ensinar quando eu estou enfrentando um desafio assustador. Quando eu sei o que Ele quer que eu aprenda, eu posso fazer a minha parte para aprende-lo, e também acho mais fácil ter fé. Eu procuro por provas de que Deus está por perto e participando em meu desafio comigo. Sabendo que Ele está por perto e que eu posso falar sobre o desafio com Ele me dá coragem para passar pelo desafio. Não importa quão poucas pessoas possam estar em minha vida em um dado momento, eu nunca tenho que passar por um desafio ozinho.
Nervosismo ou preocupação é natural, mas o medo paralisante pode freqüentemente ser superado através da fé. Quanto mais vezes reconhecemos a mão de Deus em nossas vidas, mais fácil será a confiar nEle durante o desafio seguinte. Cada desafio que enfrentamos com fé, fortalece a nossa capacidade de fazê-lo ainda melhor da próxima vez.




Comments

Tell me what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!









Nenhum comentário:

Postar um comentário