este não é um site oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ULtimos Dias,

domingo, 4 de setembro de 2011

Paz em Meio ao Conflito parte I

 



Criada perto de Belém, a poucos quarteirões de distância do local de nascimento de Jesus Cristo, Sahar Qumsiyeh intimamente conhece lugares que são considerados sagrados por muitas religiões. No entanto, esta área significativa é marcada por conflitos e guerras, e como uma palestina, Sahar encontrou barreiras (tanto figurativa como literal) para se unir a Igreja. Nesta entrevista, Sahar descreve como sua introdução à Igreja e à compreensão do evangelho lhe permitiu superar os sentimentos de raiva e frustração que a acompanhou sua vida nesta região turbulenta.
Como você se converteu à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?
Depois de receber meu diploma de graduação em matemática na Universidade de Belém e de ensinar em uma escola primária em Belém durante um ano, recebi uma bolsa de estudos integral para um mestrado em uma Universidade Americana de Washington, DC. Eu estava realmente animada em ir lá, mas então eu vi um anúncio oferecendo bolsas de estudo da Brigham Young University para os palestinos. Embora eu já tivesse uma boa bolsa para uma Universidade Americana, decidi aplicar a BYU e fui aceita para um programa de mestrado em estatística.
Todos, inclusive minha família, me disseram para não ir para a BYU. Eu também tinha ouvido coisas estranhas sobre os Mórmons, o que me deixou desanimada. Apesar disso, eu tive um sentimento que eu deveria ir, e embora eu não entendesse por que, eu não poderia afastar esse sentimento. Então acabei freqüentando a BYU. Eu estava com medo, mas lá me senti em casa.
Eu não estava realmente interessada na Igreja Mórmon, e o pensamento de me filiar a igreja nunca passou pela minha cabeça. Fui criada como uma cristã – minha família é Ortodoxa grega, embora ao longo dos anos, meus pais perderam o interesse na religião. Eu, pessoalmente, perdi a fé em Deus, por causa de muitas injustiças que havia testemunhado na Palestina. Eu pensei que Deus deveria odiar os palestinos porque éramos oprimidos e a situação era muito ruim. Eu fazia minhas orações, mas achava que Deus não iria ouvir ou responder.
Na BYU, uma de minhas amigas me convidou para ir a igreja e eu fui, mas era muito diferente daquilo que eu cresci vendo e eu não estava interessada em voltar. Porém, depois aconteceu a Conferência Geral, e meus amigos me disseram que eles estavam indo ouvir o profeta falar. Eu pensei que era realmente estranho que os Mórmons acreditassem que havia um profeta vivo na Terra. Liguei para minha mãe e disse: “Mãe, você sabe o que os Mórmons pensam?” Mas eu estava curiosa e decidi ouvir o que o profeta – naquele tempo Presidente Hunter – tinha a dizer. Não me lembro exatamente o que ele disse, mas ele se referiu a minha terra como “Palestina” e que foi realmente uma grande coisa para mim. Após a ocupação israelense, nós palestinos perdemos nossa identidade e poucas pessoas em todo o mundo reconhecem que temos o direito a uma terra ou um país, um monte de gente chamam este país de “Israel”. Meu país, a Palestina, nem sequer existe no mapa. A palavra “Israel” é mostrada em seu lugar. Então, ouvir um Americano chamar meu país “Palestina” significou muito para mim.
Após a conferência, pedi a uma amiga que me falasse sobre a Igreja. Ela me disse tudo: ela começou com a criação de Adão e disse-me todos os detalhes da restauração. Outras pessoas, disseram que ela estava me confundindo, me dizendo tudo de uma vez, mas tudo fez sentido, quando você ouve tudo de uma vez, é simples e perfeito. Comecei a mostrar interesse na Igreja. Um dos meus amigos me deu um livro de Mórmon em árabe e me disse para ler 3 Néfi 11 e orar sobre isso. Eu pensei que não fazia sentido orar sobre um capítulo de um livro, então em vez disso eu decidi ler o livro inteiro. Levei alguns meses para ler, mas soube que era verdadeiro, eu não tive que pedir ao Pai Celestial para saber se era verdade. Eu comecei a ir à Igreja e eu decidi ser batizada.
Se outras pessoas tivessem tentado converter-me, eu provavelmente teria me afastado. Mas meus amigos da BYU me deixaram sozinha. Isso foi bom porque eu tive o meu tempo para aprender sobre a igreja por minha conta.
Como sua família reagiu à sua decisão de ser batizada?
Quando eu disse à minha família, eles disseram que os Mórmons haviam feito uma lavagem cerebral em mim. Disseram que eu era louca por sequer pensar em ser batizada. A reação deles foi muito difícil para mim, tanto que decidi não continuar com a idéia do batismo. Porém eu assisti ao batismo de um amigo e eu soube que era o que eu precisava fazer. Eu fui finalmente batizada em 04 de fevereiro de 1996.

Hoje eu sou um membro da igreja Mórmon há mais de 14 anos. Ao longo dos anos, a maioria da minha família aceitou a minha conversão à Igreja. Mas minha mãe ainda tenta me convencer a deixar a Igreja. Outros na minha família acham que eu estou perdida e confusa, mas eles não dizem nada sobre isso. Eles sabem que estou feliz e eles estão bem com isso. Eu estava tão infeliz na Palestina antes de ir para a BYU. Após a adesão à Igreja, eu fiquei com medo de ir para casa, eu pensei que ia ser infeliz de novo e pensei que seria difícil, porque minha família não aceitava minha conversão à Igreja. Porém tenho sido feliz, mesmo em situações difíceis com minha família tentando de tudo para me encorajar a deixar a Igreja.
Qual tem sido sua experiência como membro da Igreja na Palestina?
Foi muito difícil ser um membro da Igreja quando voltei para a Palestina depois de ser batizada em Utah. Haviam dois outros membros da igreja na área de Belém, mas na época eu não conhecia eles. Eu me sentia muito sozinha. Além disso, eu não poderia ir à igreja a maior parte do tempo, porque eu vivia na Cisjordânia e os israelenses impunham restrições às viagens dos palestinos que vivem lá. Eu não tinha permissão para entrar em Jerusalém e muitas vezes eu tinha que me esgueirar em Jerusalém para ir à igreja. Ainda assim, eu tinha o Espírito Santo comigo e isso ajudou muito.
Eu cresci a poucas quadras do local de nascimento de Cristo em Belém. No entanto, nunca senti que aquele local, ou outros em Jerusalém tivesse qualquer significado para mim pessoalmente. Eu acreditava em Deus, mas não entendia muitas coisas sobre o Evangelho. Eu odiava viver em Belém e achei que fui amaldiçoada por ser palestina, porque tínhamos muito poucos direitos humanos e não éramos tratados com dignidade. Embora eu tenha crescido na Terra Santa, eu tive que viajar através do mundo para ir a Provo, Utah para conhecer meu Salvador. Depois que eu fui batizada e voltei para casa, minha opinião mudou completamente. Senti-me abençoada por ser palestina e de ter a oportunidade de viver onde meu Salvador viveu. Cada árvore, cada site, e cada rua me lembra o meu Salvador e o que Ele tem feito por mim. De todos os lugares que Ele poderia ter escolhido para nascer, Ele escolheu a minha pequena cidade de Belém.
Você pode explicar mais sobre as restrições que tornaram difícil para você para ir à igreja?
Antes de 1987, os palestinos que viviam na Cisjordânia eram capazes de viajar livremente para qualquer área na Terra Santa. As restrições impostas pelo estado de Israel começou a aumentar gradualmente. No início, eles pararam o que nos permitiu ir para fora da Cisjordânia. Então eles pararam de permitir os táxis, depois os ônibus. Depois disso, eles começaram a restringir as pessoas de viajar para fora da Cisjordânia de uma vez. Muitos postos de controle foram estabelecidos em várias estradas que levam para fora das cidades palestinas. diferentes postos de controle permitiam selecionados indivíduos como mulheres ou homens com idade acima de 50 sair de suas cidades (e ir a Jerusalém, por exemplo). As restrições aumentaram até que ninguém foi mais autorizado a viajar, exceto para os poucos eleitos que trabalhavam em Jerusalém e eram capazes de obter uma autorização adequada para entrar em Jerusalém. Em 2003, Israel começou a construir o muro de separação: uma parede de concreto de 7 metros de altura que circunda muitas cidades palestinas. O muro foi projetado para controlar o movimento palestino designado através de aberturas na muro. Agora, as licenças são dadas a muito poucas pessoas, e os postos de controle que eram simplesmente bloqueios de estradas a 15 anos atrás são agora maiores do que um terminal de aeroporto. Porque todos os viajantes são revistados minuciosamente, os poucos que trabalham em Jerusalém tem que esperar na fila em postos de controle durante horas todas as manhãs para começar a trabalhar.
Por muitos anos, eu não tive documentos para entrar em Jerusalém, onde o ramo em Jerusalém (na época, o único ramo na Terra Santa) reúne-e, era muito difícil ir à igreja. Durante os primeiros anos, eu fui capaz de me esgueirar dentro de Jerusalém, subindo morros e evitando os pontos de verificação que os soldados israelenses colocaram nas principais estradas que levam para fora de Belém. Mais tarde tornou-se mais difícil já que os soldados e postos de controle foram colocados em quase toda parte. Depois que o muro de separação foi construído ao redor de Belém, tornou-se muito perigoso e difícil de entrar em Jerusalém. Mesmo depois de entrar na cidade, era preciso manter a cautela, porque os soldados iriam parar as pessoas e pedir-lhes seus papéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário